on terça-feira, 16 de agosto de 2011

EXERCÍCIO: PARA ASSISTIR E PERCEBER

Aproveitando um mês cheio de eventos artísticos, minha proposição aqui, hoje, diz respeito a nós artistas, mas desta vez na posição de público.
Sem separar as coisas...artetrabalhoestudovida...pretendo provocar reflexões acerca das coisas que nos acontecem quando presenciamos, percebemos um trabalho artístico, seja dança, música, teatro, cinema, etc etc...
Eu, particularmente, adoooooooooooooooooro me perceber enquanto público, tentar sacar o que e até o porquê tenho certos pensamentos, posições, ações, lembranças, movimentos, inquietações, incômodos enquanto a obra acontece...Nestes mesmos espaços de tempo, enquanto a obra acontece, tento também subverter meu estado, me modificar e perceber a obra de outros jeitos, sem julgar se é bom ou ruim, certo ou errado, melhor ou pior.
Sempre me pergunto que estratégias utilizamos (conscientes ou não) para nos aproximar de um trabalho artístico enquanto o presenciamos e até que ponto é possível identificar essas estratégias? Quais os sintomas que emergem no corpo quando essa aproximação acontece?

Proponho, então, que vocês aproveitem a semana e o mês cheio de possibilidades artísticas em Curitiba (e não só aqui) e façam o exercício de se perceber enquanto presenciam um trabalho artístico. Tentem identificar estratégias utilizadas, pensamentos, posições, ações, posturas...e tentem também subverter o seu estado. Se permita perceber, movimentar, modificar. E claro, se possível, compartilhe!!!


Beijos...
Raquel Bombieri

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores