Cezar Tridapalli lança o romance Pequena biografia de desejos

on segunda-feira, 4 de abril de 2011


Uma teia delicada de desejos e esperanças marca o romance de estreia do autor.

Desejar, desiderare. De quantas formas podemos manifestar o desejo? Convém, às vezes, reprimi-lo?
O romance Pequena biografia de desejos trata do desejo humano na figura de um inusitado protagonista: Desidério Santos dos Santos, porteiro de um edifício que, desde a juventude, tem veleidades literárias e vive sua vida cindida entre a banalidade cotidiana e os desejos internos que empurram os seus dias para frente e o fazem sonhar.


A trajetória do personagem surge para o leitor de maneira não linear e vai sendo entrecortada pela presença de outros personagens que, ao mesmo tempo em que têm suas histórias próprias de vida, exercem de maneira involuntária influências decisivas na vida do porteiro. Santiago Bettencourt, de quem o protagonista herda involuntariamente uma biblioteca, Adele Giordano, a desvairada bebedora de vinhos, o tio Cevício, militar obcecado, Macária, esposa inerte, são alguns dos personagens que gravitam em torno de Desidério e que lhe acentuam o contraste entre o real e o ideal.
Nessa teia entre personagens e acontecimentos, o romance se desenvolve procurando borrar os limites entre o trágico e o cômico das diversas situações e, em última instância, da vida inteira dos personagens, sobretudo do protagonista, um discreto apaixonado pela vida e movido pelo desejo de um porvir cheio de “realizações idealizadas”.
Pequena biografia de desejos coloca em questão – e de um jeito todo peculiar – as discussões mais caras à humanidade, como o amor, a vida, a morte e todos os seus tantos derivados, como a morte em vida, os projetos adiados (para sempre? para nunca?), as máscaras atrás das quais os personagens se escondem, entre outros tantos temas que podem ser despertados no leitor.

O que falaram sobre o livro:
“No ‘frigir dos ovos’, a história é sobre um sujeito dividido, uma personalidade cindida que se esvai no nada de sua própria criação inconclusa, batendo de frente com o contraste final da irreverência cruel contra a ingenuidade de um idealismo, o do protagonista Desidério, que é massacrado por um pragmatismo só visto em sociedades imediatistas como a nossa. E assim a metáfora do esqueleto de aranha se realiza na tessitura verbal do próprio romance”.
[Paulo Venturelli, doutor em Literatura pela USP, professor da UFPR e escritor com 17 livros publicados, entre eles Fantasmas de Caligem (contos) – Travessa dos Editores e A morte (contos) – Editora 7 Letras].
 ------------------
"Impossível não notar, em Pequena biografia de desejos, o diálogo intertextual que se estabelece com o grande romance de Dino Buzzati: O deserto dos tártaros. Desidério – o protagonista do romance – resiste em sua guarita de porteiro, tal como Giovanni Drogo, de Buzzati, no forte Bastiani. Ambos, cada qual com seu desejo, esperam pela batalha final... Toda uma vida à espera... "
[Maria Célia Martirani é escritora, doutora em Literatura pela USP, autora de Para que as árvores não tombem de pé (contos) – Travessa dos Editores]
  -------------------
“Romances de estreia, em geral, são aqueles que depois da maturidade o escritor se arrepende e recusa a paternidade. E esta é a primeira grande qualidade do romance: é um livro maduro, envolvente, de um vigor narrativo que só encontramos em escritores com mais tempo de estrada. Mas as qualidades vão além. É um olhar singular sobre o Brasil, a partir de Curitiba, esta cidade que desde Dalton Trevisan soube construir uma escola literária muito peculiar, de distanciamento, racionalidade e um fino humor.”
[André Tezza Consentino é publicitário, professor de Ética Publicitária e coordenador do Curso de Publicidade da Universidade Positivo, em Curitiba. Especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens, é mestrando em Filosofia – UFPR]
--------------------
"Cezar Tridapalli trabalha em seu romance com o que de melhor nos foi legado pelos clássicos do gênero. E com um charme fino, muito contemporâneo, na descrição dos personagens e no uso da linguagem. Produz uma obra que, não poderia ser diferente a essa altura, brinca com a metalinguagem – o romance, por assim dizer, escreve a si próprio enquanto o lemos". 
[Christian Schwartz é jornalista, professor universitário de Língua e Literatura, mestre em Estudos Literários e tradutor]
---------------------

Cezar Tridapalli nasceu em 1974, em Curitiba, cidade onde sempre morou. Na Universidade Federal do Paraná, estudou Letras e também fez mestrado em Estudos Literários. Tradutor da língua italiana, ensaísta e autor de contos esparsos, Pequena biografia de desejos é seu primeiro romance.

Serviço:
Pequena biografia de desejos
Autor: Cezar Tridapalli
Número de páginas: 219
Editora 7 Letras
Valor: R$ 39,00

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores