on segunda-feira, 5 de março de 2012
FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ

Divisão de Extensão e Cultura


Sujeitos dançantes

    Esse projeto inclui a produção em vídeo de 20 entrevistas com artistas profissionais da Dança e também um encontro, aberto ao público, com ciclo de palestras e experiências práticas com os artistas entrevistados. No ano de 2012, serão 20 entrevistados (a cada 15 dias, aproximadamente, um novo sujeito dançante é lançado na rede). Nessa primeira fase do projeto, os 20 entrevistados são profissionais de Curitiba. Cada entrevista durará, no máximo, 15 minutos. O teor da entrevista versa sobre dança, sobre o que e como a dança é pensada e realizada, em particular, com cada artista entrevistado.
    Esse projeto tem como inspiração, referência e parceria o Projeto Sujeitos Leitores, realizado por Cezar Tridapalli e Vinícius Soares Pinto, no Colégio Nossa Senhora Medianeira.





EQUIPE DE TRABALHO

- Proposição/ coordenação: Gladis Tridapalli – Colegiado do Curso de Dança.
- Organização e produção: Cezar Tridapalli, Gladis Tridapalli, Ludmila Veloso e Mábile Borsatto.
- Parceria e apoio: Colégio Nossa Senhora Medianeira.
- Participação colaborativa: alunos/artistas da graduação em dança e comunidade em geral.


Sujeitos dançantes surge de uma necessidade e de uma inquietação. A necessidade diz respeito à urgência de tornar conhecida e reconhecida a história e atuação de artistas/pesquisadores/profissionais que, na cidade de Curitiba, produzem dança de uma maneira diferenciada. São artistas que, por possuírem um trabalho continuado e de pesquisa na dança e em seus desdobramentos na criação, educação, política, são de grande relevância para a cidade e também para o país. A inquietação se refere à constatação de que os estudantes de dança, ao menos boa parte deles, vindos de outros lugares do país, possuem poucas referências sobre o que acontece em dança na cidade de Curitiba.

Sujeitos dançantes se apresenta aos estudantes e comunidade da FAP, bem como à sociedade em geral, como uma tentativa de resolver a necessidade e a inquietação acima citadas. Dessa forma, o projeto pretende contribuir para o aprofundamento do repertório de conhecimentos e referências dos estudantes, e também criar conexões entre os estudantes e os profissionais da dança envolvidos.

Nessa perspectiva, a ideia é tornar públicos e alvo de reflexão os diferentes modos como os artistas profissionais realizam pesquisa, formulam suas proposições, testam hipóteses, criam metodologias, articulam contextos, pensam o mundo/vida e produzem dança como resultado do existir.

Desse modo, Sujeitos dançantes se apresenta para comunidade acadêmica/artística da Faculdade de Artes do Paraná como uma importante possibilidade de conhecer e discutir a dança que emerge da pesquisa e se instaura em diferentes contextos como a criação, produção, educação, política. Pelas entrevistas será possível o exercício do aprender junto às experiências dos artistas entrevistados.

           Sujeitos dançantes, por apostar na pesquisa artística e/ou acadêmica em dança, estabelece, também, uma relação com o novo currículo do curso de dança que está voltado para o sujeito/corpo/dança pesquisador. Férteis relações entre os conteúdos estudados nas disciplinas do curso de graduação em dança e as ideias, depoimentos e práticas presentes nas entrevistas poderão ser efetuadas.

          Em especial para os estudantes participantes e inscritos, Sujeitos dançantes é uma oportunidade para o aprendizado e experimentação de um formato diferenciado de projeto de extensão em dança: produzir de vídeos, lidar com redes sociais, bem como estudar e realizar entrevistas, produzindo ainda outros formatos como resultados das entrevistas.


FORMATO E FUNCIONAMENTO

O projeto compreende duas etapas:


•    A primeira diz respeito à produção de 20 entrevistas filmadas e divulgadas/veiculadas via e-mails (mailings), canal no Youtube, blog da Entretantas, blogs parceiros e redes sociais (Twitter, Facebook) – ou seja, com ampla divulgação via rede.
•    A segunda refere-se à realização de um encontro (dois dias, em novembro), com ciclo de palestras e ações práticas, aberto ao público, no qual possamos colocar juntos alguns dos artistas entrevistados para discutir algumas temáticas e propor ações que tenham emergido das entrevistas.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 1 sábado por mês, das 14h às 17h, de Março a Novembro.

INSCRIÇÕES (5 vagas):

De 08 a 15 de março no protocolo da FAP - apresentação do currículo
Divulgação dos selecionados – 16/03
1º. encontro – 17/03 (sábado) das 14h às 17h na FAP

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