on segunda-feira, 28 de março de 2011

TENTENTENDER

Depois de uma longa, perturbadora, flutuante e deslizante discussão do texto “O gesto e o sentido” do autor José Gil, onde o sentido, o significado, a forma e o conteúdo se “embananaram” nas questões: O que você espera ver em dança? Como estabelecer relações? (puxando a brasa lançada pelo texto da Ludmila), lanço aqui, em segunda mão, (a primeira tentativa de escrever essa tabela foi em 2006) o TENTENTENDER.  Um guia básico de como viver em sociedade e de como podemos nos relacionar com  a dança. Escolha seu lado (se for possível...rsrsrs) e Boa sorte!!!



Corpo A 

Corpo B


- forte na fraqueza – aceita um esvaziamento, o desagrado              
- fraqueza na força – permanece forte, resiste. Porém, as vigas que o deixam em pé são fracas, desestruturadas
- fraco, feio, desajeitado – um tanto grotesco, abandonado, causa estranhamento
- aparências importam mais – o fora, o que da para ver é impecável, estável, otimizado
- desinteressante
- as aparências enganam
- palidez, clareza, conhecimento do desconhecido
- o corpo – esse que ninguém quer conhecer
- deixa ser anulado – neutralizado, para então vir a ser algo
- de certa forma blindado, bloqueado ao fracasso
- desfigurado
- organizado – potente
- atento
- geralmente afetado
- o corpo é um pára-quedas
- o corpo é uma asa delta
- invisível/visível
- nuvem de sentidos



Bjos da Mapi
 

4 comentários:

entretantas produz disse...

Eu ainda não entendi rsrs
mas vou ficar matutando até te aprontar alguma...provocações.
bjo gladis

Ronie disse...

Mapi, eu tambem não entendi essa tabela, e ja lanço aqui algumas provocações. A primeira é uma pergunta: como voce acha que essa tabela com caracteristicas de CORPO A e CORPO B podem se tornar um guia de sobrevivencia, ou de relaçao com a dança? Você acha que o formato tabela/topicos contribui para essa sua idéia de criar um guia? Para mim essas caracteristicas/qualidades de A e B falam de outra coisa, mas não de sobrevivência. Não consigo perceber tbm se há ironia ou não nessa tabela. Se sim, acho ela muito timida. Mas fora essas perguntas críticas, dessa tabela, gostei de imaginar UM CORPO asa delta e um CORPO para-queda...E uma imagem bonita.

Mabile disse...

Vamos às possíveis respostas:

Como você acha que essa tabela com características de CORPO A e CORPO B podem se tornar um guia de sobrevivência, ou de relação com a dança?

A partir do momento que algumas características são elencadas elas tomam algumas frentes que nesse caso se chamam corpo A e B. Essas frentes foram escolhidas por mim de acordo com as coisas que vejo e vivo na vida/dança. Alguns exemplos: trabalhos artísticos vistos recentemente, posicionamentos durante uma discussão de texto, corridas no parque e etc...
A intenção aqui não é um guia para ser simplesmente seguido, mas sim, para ser analisado e posto em prova. Para qual lado nos colocamos na vida/dança?? (não sei se escolher apenas um é possível). Como nos posicionamos em certos lugares e com certas pessoas?? A partir dessas análises decidi que algumas características eram mais importantes e fundamentais que outras e então dividi em dois “quase” corpos opostos. Quando olho essa tabela me vejo e vejo muitas pessoas com as quais convivo, e quando organizo dessa maneira consigo GUIAR melhor as relações que estabeleço.


Você acha que o formato tabela/tópicos contribui para essa sua ideia de criar um guia?

Tive a intenção de criar um comparativo/guia (para quem quiser ser guiado) entre dois lugares chamados CORPO A E CORPO B, sendo assim, acredito que a tabela é uma ótima maneira de organizar esse pensamento.

E no mais acredito que a ironia exista sim, tímida??? Não sei, mas nas entrelinhas com certeza.

Mas me diz aí Ronie: Como você está sobrevivendo ultimamente, como um pára-quedas ou como uma asa-delta???

E a conversa continua.....

Valeuuu
Bjo :)

Ludmila disse...

Map,
não foi fácil, mas lendo e relendo as classificações, diria que sou uma mistura!! De acordo com a experiencia flutuo entre o corpo a e b!!! E assim aqu vai o meu corpo AB!

Corpo AB
- forte na fraqueza ? AS vezes!! A fraqueza me dói, me abala, me desestrura, mas eu escuto e sinto por algum tempo o que me desagrada, o que eu sinto. Não consigo permanecer na fraqueza... gosto de criar modos de me superar!!!
Diria que por vezes abandonada( enquanto cansada,chateada) e por outras vezes, borbulhando de vontades de agir, de mover, de cutucaro que pode causar uma estranheza!!

- desinteressante para aqueles que se interessam apenas pelas aparências. O que me interessa é mostrar quem eu sou, no que acresito, o que tenho vontade de viver!!!

- me interesso por conhecer/experimentar o desconhecido

- certos momentos me bloqueio para não me machucar( sim tenho medo); e outras vezes deixo ser anulada, para dar o tempo de entender!!

- potente

- atento, mas o que não me impede de ser afetado

Agora, em relação ao para quedas e asa delta preciso pensar mais!!!

Bjoss

Lud

Postar um comentário

Seguidores